Nadador maranhense da Atlef/Nina foi o grande destaque do Brasil nas disputas da Copa Pacífico e da Copa Júlio Maglione, ambas realizadas na cidade de Cali.
Paulo Marcelo brilha em competições na Colômbia: 11 medalhas (Divulgação/FMDA).
Um dos principais nomes da natação do Maranhão na atualidade, o jovem Paulo Marcelo de Jesus segue construindo uma trajetória vitoriosa no esporte. Desta vez, o nadador foi o destaque da Seleção Brasileira que disputou a Copa Pacífico e a Copa Júlio Maglione entre os dias 17 e 22 deste mês em Cali, na Colômbia. Paulo Marcelo teve um desempenho sensacional e faturou, simplesmente, 11 medalhas, sendo 7 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.
Paulo Marcelo brilha em competições na Colômbia: 11 medalhas (Divulgação/FMDA).
Os excelentes resultados na Colômbia consolidaram Paulo Marcelo entre os melhores nadadores da categoria Infantil 2 tanto do Brasil quanto da América do Sul. Para ter ideia do quão significativa foi a participação do jovem nadador nesses eventos sul-americanos, basta observar os tempos que ele conseguir bater. Nos 800m livre, Paulo Marcelo quebrou o recorde brasileiro – que já era dele – e estabeleceu a melhor marca do continente em sua categoria (13/14 anos) com o tempo de 8min26s02.
Paulo Marcelo brilha em competições na Colômbia: 11 medalhas (Divulgação/FMDA).
Na Copa Pacífico, o nadador da Atlef/Nina venceu as seguintes provas: 200m, 400m, 800m e 1.500m livre. No revezamento 4x100m livre, conquistou a prata e, nos 200m borboleta, garantiu o bronze. Já na Copa Júlio Maglione, Paulo Marcelo garantiu 3 medalhas de ouro (400m, 800m e 1.500m livre), 1 prata (200m livre) e 1 bronze (revezamento 4x100m livre).
Paulo Marcelo brilha em competições na Colômbia: 11 medalhas (Divulgação/FMDA).
“O Paulo Marcelo de Jesus é um orgulho para o Maranhão. Mais uma vez ele teve um resultado espetacular. Com 13 anos, venceu o Absoluto e teve tempos muito significantes em todos os níveis. Como é bom ver um jovem humilde e promissor, que saiu do bairro Vicente Fialho, ganhando o mundo. Nossos agradecimentos a todos que ajudaram até este momento. Sem nenhuma dúvida, isto não aconteceria sem a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Este garoto é fruto de um projeto social e isso é o mais significativo pra gente”, afirmou Alexandre Nina, presidente da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA).
Ano espetacular
A temporada de 2023 está sendo incrível para Paulo Marcelo de Jesus. Em setembro, o nadador maranhense da Atlef/Nina já havia sido vice-campeão dos 400m livre no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação, competição realizada na Argentina.
Além das piscinas, Paulo Marcelo de Jesus tem se destacado nas provas de águas abertas. Tanto que, no fim de julho, o maranhense sagrou-se campeão da Copa Brasil de Águas Abertas e do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) nas provas dos 5km.
Em agosto, o nadador maranhense também foi destaque do Brasil na Copa Pacífico de Águas Abertas, evento que ocorreu na cidade de Salinas no Equador. Na ocasião, Paulo Marcelo foi ouro no revezamento misto 14-16 anos e garantiu a prata na prova dos 5km.
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha / (98) 99613-6521
Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201