Publicidade
CIDADE OPERÁRIA COMPLETOU HOJE 33 ANOS - PARABÉNS
Novidades
Publicado em 16/03/2020

CIDADE OPERÁRIA COMPLETOU HOJE 33 ANOS - PARABÉNS

 
 O Bairro da Cidade Operária completa hoje 33 Anos.
Parabéns a este bairro que mesmo diante de muitos problemas e dificuldades, vai sendo sempre um grande coração para seus moradores.
parabéns.
UM POUCO DA SUA HISTORIA
Cidade Operária foi construída a partir da década de 1980, pelos governadores João Castelo e Luiz Rocha. Na época, foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina. O conjunto foi estruturado em seis grandes unidades que, com o decorrer do tempo, foram se desenvolvendo e deram origem a diversos bairros autônomos de grande densidade como: Santa Clara, Santa Efigênia, Cidade Olímpica, Geniparana, Jardim América, Vila Janaína e Vila Flamengo.
No início, o bairro era desprezado, pois ficava muito longe do centro e por ter moradias voltadas para pessoas de baixa renda. Mas o jogo virou, pois nos dias de hoje a Cidade Operária faz jus ao seu nome, pois pode-se considerá-la uma pequena cidade inserida dentro de São Luís.
Apesar de ser um bairro periférico, a região conta a maioria da população de classe alta, e de comerciantes bem sucedidos que conseguiram sucesso em seus negócios no próprio bairro caracterizando o bairro com diversas casas de alto padrão com considerável valor no mercado imobiliário . A Cidade Operária é o lugar onde fica um dos principais hospitais públicos da cidade, o Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão II).
 O conjunto Cidade Operária foi construído nos anos 80 com recursos do Banco Nacional de Habitação (BNH), durante os governos João Castelo e Luís Rocha. Planejado para 15 mil casas, foi considerado na época como o maior projeto habitacional da América Latina. Porém, só 7.500 unidades foram construídas com planejamento técnico, que contava com prédios públicos para escolas, unidades de saúde, além de áreas verde.
O bairro fica a cerca de 11 km do centro de São Luís. Geralmente se gasta de 45 minutos a uma hora para chegar ao centro em horário de pico.
Seus bairros limítrofes são: Jardim América, Jardim São Cristóvão, Maiobinha e Vila Flamengo. Além de áreas não autônomas como: Apaco, Recanto dos Pássaros, Recanto dos Signos e Vila Cafeteira.
 

 

Comentários