Quase 500 mil profissionais de Saúde já demonstraram interesse em atuar no combate ao novo coronavírus. Esse trabalhadores realizaram o cadastro no site do Ministério da Saúde e se colocaram à disposição no enfrentamento à doença. Segundo a pasta, o interessado em participar do programa “O Brasil Conta Comigo” será convocado para trabalhar em locais com carência de profissionais de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas será o primeiro estado onde esses profissionais vão atuar. O Amazonas vem apresentando um aumento exponencial dos casos da Covid-19. O ministro da Saúde, Nelson Teich, diz que a prioridade do órgão será sempre proteger o maior número de pessoas de casos fatais do novo coronavírus.
“Nesse momento, realmente, cuidar das pessoas e salvar o maior número possível de vidas é prioridade absoluta”, afirmou o ministro.
O Ministério da Saúde afirma que o objetivo do cadastro dos profissionais é auxiliar o Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento à Covid-19 e que cabe aos gestores locais o recrutamento destes profissionais.
Nesta quinta-feira (30), o ministro da Saúde, Nelson Teich, deve fazer uma videoconferência com os secretários de Saúde de todo o país, reunião em que serão discutidas ações de combate ao novo coronavírus nos estados. Ele afirma que, aos poucos as autoridades de saúde vão compreendendo melhor como agir contra a doença.
“A gente vai aprendendo a cada dia… E hoje a gente é uma sequência, vivendo esses dias todos que passaram e a cada informação nova que a gente tem. E vamos entendendo no detalhe como são as demandas e melhorar a nossa capacidade de entregar e reagir", alegou.
De acordo com o Ministério da Saúde, já se inscreveram para o programa “O Brasil Conta Comigo” 10 mil médicos, 74 mil enfermeiros, 42 mil dentistas, entre outros profissionais.
Para mais detalhes sobre o cadastro e para obter o link de acesso a esse registro, acesse Saude.gov.br. E, para mais informações sobre a Covid-19, acesse coronavirus.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.